• Home
  • /
  • Sem categoria
  • /
  • V SC&T Minicursos: Veja os detalhes das apresentações de amanhã

V SC&T Minicursos: Veja os detalhes das apresentações de amanhã

O segundo dia de minicursos da  V Semana de Ciência e Tecnologia será nesta terça-feira (30), e contará com apresentações em dois turnos. Confira abaixo os detalhes de cada uma delas:

(Turno matutino)

Minicurso IV

Processos de união em materiais (parte 2).

Durante os últimos anos, o uso de junções entre materiais dissimilares tem aumentado consideravelmente. As estruturas convencionais confeccionadas em aço têm sido substituídas por materiais mais leves, capazes de proporcionar alta resistência mecânica, menor volume de materiais e boa resistência à corrosão. No caso de automóveis e aviões, uma fração de material substituída por outro mais leve, proporciona menor consumo de combustível, mais economia, menor geração de rejeitos durante a produção, mais segurança, mais autonomia e menor emissão de poluentes durante o transporte. No minicurso serão abordados os principais processos união, seus materiais e técnicas, de modo que o aluno possa ter uma boa ideia da importância deles no contexto industrial.

Vagas: 20          Duração: 3h          Local: Sala 7    Horário: 9h às 12h

Pre-requisitos para os participantes: Nenhum

Público alvo: Alunos do BC&T, de engenharias e áreas afins

Ministrante: Jorge Carlos LBS Pereira

Professor da ECT- UFRN, ministrando a disciplina de Ciências e Tecnologia de Materiais. Atua em linhas de pesquisa da união Metal- Cerâmico para ferramentas de corte, molhamento de cerâmicas por metais a alta temperatura e caracterização de biovidros.

Minicurso IX

Análise dados com Python

O workshop abordará o que são dados abertos, onde conseguir esses dados, como fazer a extração e como gerar informação com
esses dados utilizando a linguagem Python.

Vagas: 30          Duração: 2h          Local: Laboratório 3 de Informática     Horário: 9h às 12h

Pré-requisitos para os participantes: Entender lógica de programação

Público alvo: Discentes interessados no uso e análise de dados.

Ministrante: Raí Vitor Morais da Silva

Desenvolvedor Web, trabalha no TJ-RN junto com o setor Business Intelligence, em contato direto com dados do setor público, utiliza Pentaho e Python como ferramenta para análise. Responsável pelo setor de T.I. da Liga de Empreendedorismo Potiguar.

(Turno Vespertino)

Minicurso X

Bioeletricidade animal: registro, análise e interpretação

Registro e análise do potenciais bioelétricos: relevância para a neurociência. O minicurso apresentará o SPIX (sistema de registro de potenciais bioelétricos) desenvolvido do Instituto do Cérebro em parceria com o Depto. de Eng Biomédica. O curso será teórico-prático e buscará apresentar o universo da neurociência para os alunos do BCT.

Vagas: 20          Duração: 4h          Local: Laboratório 3 de Informática     Horário: 14h às 17:30h

Pré-requisitos para os participantes: Não há pré-requisito.

Público alvo: Alunos do curso de BCT generalista e alunos do segundo ciclo (qualquer área da engenharia).

Ministrante: Claudio M Queiroz

Pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN, especialista em eletrofisiologia, interessado em ritmos neurais e sua relevância para processos fisiológicos e patológicos do sistema nervoso centra

 

Minicurso XI

Você já trellou hoje?

Dentro de uma rotina acadêmica cada vez mais multitarefa, com fluxo de informações por diferentes canais – do tradicional e-mail à facilidade do WhatsApp –, gerenciar demandas de projetos, bem como encaminhamentos e andamentos tem se tornado uma tarefa crescente e aceleradamente exigida. Entre as soluções disponíveis para o gerenciamento de projetos, destaca-se o Trello, que utiliza o paradigma Kanban. No ambiente Trello, os projetos são representados por quadros (boards), os quais contêm listas de tarefas. Essas são representadas por cartões, criados dentro dos quadros. Os cartões (que podem ter comentários, anexos, votos, datas de vencimento e checklist), para representar o progresso da tarefa, podem ser movidos de uma lista para outra e ainda registrar o usuário responsável pela mesma. O curso está centrado no uso da versão gratuita da plataforma.

Vagas: 80          Duração: 3h          Local: Sala 4    Horário: 14h às 17:30h

Pré-requisitos para os participantes: Ter interesse em aprender a usar o Trello

Público alvo: Pesquisadores, pós-graduandos e graduandos

Ministrantes: Allan David Silva da Costa e Zulmara Virgínia de Carvalho

Allan David Silva da Costa é mestrando em Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especializando-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações elétricas industriais pelo Instituto Prominas (UCAMPROMINAS). Bacharel em Engenharia Elétrica (UFRN); graduação tecnológica em Automação Industrial; formação técnica em Eletromecânica, com habilitação em Eletrotécnica e operador de produção de petróleo, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é técnico de operações PL – Petróleo Brasileiro – Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrotécnica, desenho industrial, eletrônica e programação, além de ministrar treinamentos técnicos na área de atuação.

Zulmara Virgínia de Carvalho é Professora Adjunta da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN; co-criadora e coordenadora da ComC&T, cuja missão institucional de Assessoria de Comunicação e Produtora de Conteúdo da ECT é alicerçada na pesquisa em inovação comunicacional, com suporte de ações de ensino e extensão; e co-fundadora e integrante da Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (inPACTA) da ECT. Possui o bacharelado (1996 – UFRN), o mestrado (1999) e o doutorado (2006), pela Universidade de São Paulo, em Física, e especialização em Jornalismo Científico, pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Integrou o Núcleo de Aplicação de Tecnologias Avançadas (NATA), entre 2011 e 2013, que configurou-se como a primeira incubadora da UFRN e originou o atual ecossistema de incubadoras da instituição. Atuou como pesquisadora-tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, entre 2007 e 2010, colaborando com a implantação da padronização primária da grandeza resistência elétrica, por meio do efeito Hall quântico. Em 2006, exerceu atividades de repórter-pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) da Unicamp. Tem experiência em Inovação e Empreendedorismo; Metrologia e Qualidade; Divulgação Científica e Física da Matéria Condensada, com ênfase em medições realizadas em condições de baixas temperaturas e altos campos magnéticos. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de negócios tecnológicos, centrando interesse na investigação sobre a cultura e ecossistemas de inovação, de forma plural e multi dimensional e disciplinar, evidenciando as temáticas: tríplice hélice; criatividade, comunicação e conectividade.

Para visualizar a programação na íntegra, clique aqui

A Semana de Ciências e Tecnologia ocorre desde 2012. Este ano, acontecerá nos dias 29,30 e 31 de maio na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento contará com comunicações orais e apresentação de pôsteres, além de palestras, mesas redondas, oficinas, mini cursos e visitas técnicas. Os responsáveis pela organização da quinta edição são Kaline Melo, coordenadora do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, Douglas do Nascimento, diretor da ECT; José Josemar, vice-diretor da ECT e Jossana Ferreira, assessora acadêmica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *