• Home
  • /
  • Raphael Falcão de Melo
Raphael Falcão de Melo

Raphael Falcão de Melo

A segurança do trabalho como área de integração das engenharias: relatos de experiência.

O Brasil é uma das maiores economias do mundo e conta com aproximadamente 90 milhões de trabalhadores. No entanto, ocupamos a 4ª posição no ranking de acidentes fatais no mundo e gastamos cerca de 2,3% do PIB em custos diretos e indiretos com acidentes do trabalho. Estes fatores atrelados aos incentivos governamentais de isenção fiscal em função da diminuição dos índices de incidentes e acidentes faz com que o mercado da saúde e segurança do trabalho (SST) ainda seja atraente e cheio de desafios para que profissionais, com as devidas competências, resolvam problemas não estruturados que impactem diretamente na qualidade de vida do empregado e receitas do empregador. Neste sentido, a segurança do trabalho perpassa conhecimentos da engenharia mecânica, química, elétrica, civil, entre outras, exigindo do profissional envolvido com SST constante atualização e proatividade. Relatos de experiência serão apresentados demonstrando o caráter multidisciplinar do Engenheiro de Segurança do Trabalho e o mercado em que este está inserido.

 

Local de Realização: Auditório E e F
Data de Início: 30/05/2017 Data de Término: 30/05/2017
Horário: 18h30 as 20h30 Carga Horária: 2
Número de Vagas: 240

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), mestrado em engenharia mecânica (2013) e doutorado em ciência e engenharia de materiais (2017) pela mesma instituição.
Prof. Dr Raphael Falcão de Melo

Mantém interesse em tópicos referentes a processos de fabricação e ciência dos materiais.

Atualmente é pesquisador do laboratório de soldagem e do laboratório multidisciplinar de materiais e estruturas ativas, trabalhando especificamente com otimização dos parâmetros de soldagem de processos automatizados e manuais (GMAW, FCAW, GTAW, PAW, SAW e LBW), soldagem dissimilar e tensometria por difração de raios-X em metais ferrosos e não-ferrosos.

É líder do grupo de pesquisa Processos de Fabricação e Materiais de Engenharia – IFPB.

Tem experiência de ensino em nível técnico (IFPB e SENAI), em nível superior (IFPB, UFCG e FMN-CG) e em pós-graduação lato sensu (FAM-CG, FMN-CG e FIP).