Minicurso III

Latex para Iniciantes

Produzir documentos textuais com alta qualidade gráfica. Essa é uma das muitas façanhas do Latex. Sabe aquela edição da linguagem matemática, tão necessária na produção de informação científico-tecnológica? O programa criado pelo matemático Leslie Lamport, para diagramação de textos TeX (sistema de tipografia criado pelo cientista da computação Donald Knuth), também dá aquela mãozinha.

Percebeu que você não pode ficar de fora desse curso que explora linguagem tão importante em C&T? Vagas limitadas!

Vagas: 80          Duração: 3h          Tipo de sala a ser utilizada: Sala de aula 3

Pre-requisitos para os participantes: Ter interesse em aprender Latex

Horário: 9h as 12h

Público alvo: Pesquisadores, pós-graduandos e graduandos

Ministrantes: Allan David Silva da Costa e Zulmara Virgínia de Carvalho

Allan David Silva da Costa é mestrando em Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especializando-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações elétricas industriais pelo Instituto Prominas (UCAMPROMINAS). Bacharel em Engenharia Elétrica (UFRN); graduação tecnológica em Automação Industrial; formação técnica em Eletromecânica, com habilitação em Eletrotécnica e operador de produção de petróleo, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é técnico de operações PL – Petróleo Brasileiro – Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrotécnica, desenho industrial, eletrônica e programação, além de ministrar treinamentos técnicos na área de atuação.

Zulmara Virgínia de Carvalho é Professora Adjunta da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN; co-criadora e coordenadora da ComC&T, cuja missão institucional de Assessoria de Comunicação e Produtora de Conteúdo da ECT é alicerçada na pesquisa em inovação comunicacional, com suporte de ações de ensino e extensão; e co-fundadora e integrante da Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (inPACTA) da ECT. Possui o bacharelado (1996 – UFRN), o mestrado (1999) e o doutorado (2006), pela Universidade de São Paulo, em Física, e especialização em Jornalismo Científico, pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Integrou o Núcleo de Aplicação de Tecnologias Avançadas (NATA), entre 2011 e 2013, que configurou-se como a primeira incubadora da UFRN e originou o atual ecossistema de incubadoras da instituição. Atuou como pesquisadora-tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, entre 2007 e 2010, colaborando com a implantação da padronização primária da grandeza resistência elétrica, por meio do efeito Hall quântico. Em 2006, exerceu atividades de repórter-pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) da Unicamp. Tem experiência em Inovação e Empreendedorismo; Metrologia e Qualidade; Divulgação Científica e Física da Matéria Condensada, com ênfase em medições realizadas em condições de baixas temperaturas e altos campos magnéticos. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de negócios tecnológicos, centrando interesse na investigação sobre a cultura e ecossistemas de inovação, de forma plural e multi dimensional e disciplinar, evidenciando as temáticas: tríplice hélice; criatividade, comunicação e conectividade.

Latex para Iniciantes
Allan David Silva da Costa e Zulmara Virgínia de Carvalho