Minicurso IV-2

Processos de união em materiais

Durante os últimos anos, o uso de junções entre materiais dissimilares tem aumentado consideravelmente. As estruturas convencionais confeccionadas em aço têm sido substituídas por materiais mais leves, capazes de proporcionar alta resistência mecânica, menor volume de materiais e boa resistência à corrosão. No caso de automóveis e aviões, uma fração de material substituída por outro mais leve, proporciona menor consumo de combustível, mais economia, menor geração de rejeitos durante a produção, mais segurança, mais autonomia e menor emissão de poluentes durante o transporte. No minicurso serão abordados os principais processos união, seus materiais e técnicas, de modo que o aluno possa ter uma boa idéia da importância deles no contexto industrial.

Vagas: 20          Duração: 3+3h          Tipo de sala a ser utilizada: Sala de aula 7 (dia 29) e Sala de aula 8(dia 30)

Horário: 9h às 12h

Pre-requisitos para os participantes: Não há pré-requisito

Público alvo: Alunos do BC&T, de engenharias e áreas afins

Ministrante: Jorge Carlos LBS Pereira

Professor da ECT- UFRN, ministrando a disciplina de Ciências e Tecnologia de Materiais. Atua em linhas de pesquisa da união Metal-Cerâmico para ferramentas de corte, molhamento de cerâmicas por metais a alta temperatura e caracterização de biovidros.

Terça-Feira
Processos de união em materiais - Parte 2