Minicurso VII

Introdução ao sistema estatístico R: Gráficos e modelos probabilísticos aplicados à engenharia

O programa R é uma linguagem orientada a objetos para computação estatística que permite a manipulação de dados, realização de cálculos, operações com matrizes e construção de diversos gráficos. O software é livre e disponibiliza uma grande variedade de funcionalidades para análises estatísticas, tais como: modelagem linear, e não-linear, e testes estatísticos. Este mini-curso tem como objetivo apresentar e utilizar o sistema estatístico R, ilustrando aspectos básicos aplicados a estatística para compreensão básica da linguagem e a forma de operar o programa. Desse modo, apresentando uma ferramenta computacional poderosa para que os estudantes possam ter facilidade em seus trabalhos acadêmicos e análise de dados em seus trabalhos futuro. Será dado enfoque à operação do sistema, e suas funcionalidades, principalmente na apresentação de dados em tabelas e gráficos, assim como o uso de modelos probabilísticos aplicados às engenharias.

Vagas: 30          Duração: 3h          Tipo de sala a ser utilizada: Laboratório de Informática 1

Pre-requisitos para os participantes: Familiaridade com conceitos básicos de estatística descritiva e probabilidade básica.

Público alvo: Estudantes que concluíram a disciplina de Probabilidade e Estatística

Ministrante: Sérgio Luiz Eduardo Ferreira da Silva

Bacharel em Física e Mestre em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Modelagm Integrada (modelagem e simulação com equações diferenciais de sistemas físicos) de 2013 a 2015 na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN). Desde 2016 trabalho como Professor de Matemática e Estatística na ECT/UFRN e desenvolvo pesquisas em Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos.

Sérgio Luiz Eduardo Ferreira da Silva